Processo editorial de didáticos

Responda rápido: quais são as etapas do processo editorial que vão do original em Word até o material publicado? Como de costume, cada editora possui seus próprios fluxos e processos, no entanto, esse guia simplificado apresenta as principais etapas na ordem que elas costumam ocorrer. 

A primeira etapa é dedicada ao original! Após definir o conceito do material, a sua finalidade pedagógica e o formato, o editor faz a encomenda a um elaborador. Com o original em mãos, ele passa por uma edição e é encaminhado para a preparação, responsável por apontar problemas conceituais e de língua, além de aplicar estilos, padrões etc. Após solucionar as questões da preparação, o original passa por uma revisão e é encaminhado para o departamento de arte.

Nesse meio tempo, o editor já liberou as pautas de ilustração e está conversando com os departamentos de iconografia e Direitos Autorais para conseguir imagens, vídeos e outros materiais autênticos que irão compor o conteúdo.

Com o original em mãos, a arte fica responsável pela diagramação ou programação, criando a primeira prova desse material. Geralmente, ela contém o esboço (ou “rafe”, que vem de “rough” em inglês) das ilustrações solicitadas e é liberada para a primeira revisão. Depois, a edição libera as emendas da revisão e devolve para a arte, que vai fazer os ajustes solicitados e gerar uma nova prova. Esse vai e vem entre arte, revisão e edição acontece até chegar ao resultado esperado com as ilustrações finais e os materiais autênticos aplicados.

A quantidade de provas varia muito, mas o que vemos é que quanto melhor o original e mais atenção a arte tem para realizar as emendas, menos provas são necessárias. Por fim, o material é encaminhado à gráfica para ser impresso. No caso de materiais digitais, ele é publicado no ambiente definido (que pode ser um site ou uma plataforma, por exemplo) e volta para o editor fazer a sua homologação.

Vale lembrar que cada material didático tem as suas particularidades, o que impacta diretamente nas etapas necessárias de cada produção. O importante é entender as tarefas que fazem parte de cada etapa, os profissionais envolvidos e as responsabilidades de cada um para montar o quebra-cabeças de cada produção, possibilitando a entrega pontual do material final.

Uma resposta

  1. O conteúdo de vocês é muuuito legal! Parabéns! Estou iniciando nesse mundo da edição de didáticos, onde vim parar por acaso (rs) e gosto muito das dicas e conceituações! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados