Com a necessidade cada vez maior de oferecer materiais digitais para estudantes da educação básica, criou-se no mercado editorial de didáticos um novo tipo de trabalho que vem sendo bastante demandado por editoras, EdTechs e até mesmo por escolas que produzem seus próprios materiais: a curadoria de conteúdo digital.
Entenda que tipo de trabalho é esse, suas características e porque ele caiu nas graças de quem produz e publica materiais didáticos!
O que é curadoria de conteúdo digital?
Como o próprio nome diz, a curadoria de conteúdo digital é um trabalho de pesquisa e seleção de recursos e conteúdos relevantes sobre determinado assunto. Isso significa que o profissional que faz esse trabalho deve varrer a internet em busca de materiais que atendam ao máximo os requisitos definidos, que podem ser relacionados a formato de mídia, tamanho ou duração, tipo de interatividade, público-alvo, assunto etc.
Qual é a finalidade da curadoria de conteúdo?
Oferecer para estudantes e professores uma seleção de conteúdos digitais realmente relevantes e diversos sobre determinado tema que está sendo trabalhado no material didático. Logo, a seleção dos conteúdos varia de acordo com o público-alvo – que pode ser estudantes de Ensino Fundamental 1 a Ensino Médio, assim como professores – e os objetivos pedagógicos definidos – que podem ser para reforçar o aprendizado, ampliar o conhecimento, auxiliar na formação do professor etc.
Que tipos de conteúdos são selecionados?
Tudo depende dos objetivos pedagógicos definidos. Porém, geralmente, o intuito é oferecer mídias e formatos diversos, tornando a experiência mais plural e interessante para estudantes e professores. Com isso, podem ser selecionados vídeos, músicas, podcasts, reportagens, notícias, artigos científicos, mapas, imagens de mapas mentais, infográficos, ilustrações e fotografias, jogos, recursos interativos, entre outros.
Qual é a importância da curadoria de conteúdos digitais para materiais didáticos?
Além dos recursos e objetos digitais produzidos sob medida por editoras e EdTechs para compor a oferta didática de uma coleção, o que se tem visto é a inserção de links externos de conteúdos disponíveis gratuitamente na internet em materiais didáticos para enriquecer aquele material e auxiliar na condução do processo de aprendizagem de estudantes e professores. Essa estratégia aumenta a quantidade e a variedade de conteúdos digitais oferecidos, assim como possibilita o acesso a materiais autênticos.
Por que a curadoria passou a ser um dos trabalhos do editorial de didáticos?
A possibilidade de inserir links externos em materiais didáticos é uma alternativa que agiliza e barateia a produção, uma vez que encontrar materiais prontos é muito mais rápido e barato do que produzi-los do zero. Outro ponto importante é que a indicação de um link externo não demanda a aquisição dos direitos autorais de um conteúdo. Do ponto de vista pedagógico, apresentar essa seleção de links também garante que aquele conteúdo é relevante, tem credibilidade e não apresenta linguagem e imagens impróprias para o público.