Como conseguir o primeiro trabalho no editorial de didáticos?

Conseguir o primeiro trabalho no mercado editorial de didáticos não é uma tarefa simples. Afinal, se a experiência e o bom e velho “Quem Indica” pesam bastante na escolha, como ter esses dois requisitos se você nunca trabalhou na área? 

Para resolver essa sinuca de bico, listamos algumas alternativas que podem ajudar você a entrar no mundo dos didáticos! Vale lembrar que todas essas dicas têm um ponto em comum: comunicar que você está buscando uma oportunidade nessa área! Alguém sempre vai lembrar de algo ou alguém que pode ajudar: uma vaga, um processo seletivo, um teste, um curso, um evento, um amigo… Não dá pra saber até você se abrir para as oportunidades! 

 

ESTÁGIO

Se você está cursando uma graduação, aproveite para fazer um estágio em uma editora. Você pode começar perguntando aos seus professores e colegas se eles conhecem alguém que trabalha em uma editora e diga que está buscando uma oportunidade de estágio. Lembre-se: o mundo editorial de didáticos é uma pracinha e ter uma indicação facilita bastante a busca por um trabalho! Você também pode listar as editoras situadas na sua cidade e aquelas que aderiram ao trabalho remoto para buscar programas de estágio ou mesmo enviar um e-mail ao RH ou ao editorial perguntando sobre essa possibilidade.

 

ASSISTÊNCIA EDITORIAL

Independente da sua idade, esteja aberto a ingressar nessa carreira como assistente editorial. Experiência profissional conta muito na hora de contratar alguém para o mundo dos didáticos, então aceite que ser assistente editorial não é demérito. Muito pelo contrário! Ser assistente editorial é uma oportunidade de aprender os processos editoriais na prática, auxiliando um editor com mais experiência e que tem muito a ensinar! 

 

BUREAUS

Essas empresas prestam serviços para diferentes editoras e costumam tocar vários projetos ao mesmo tempo. Logo, bureaus estão sempre precisando de profissionais de revisão, preparação, tradução, redação, entre outros. Faça uma lista de bureaus que trabalham com editoras de didáticos e ofereça os seus serviços. Pergunte se você pode fazer um teste e que está buscando uma oportunidade de trabalho. Muitas vezes, o primeiro freela vem de um bureau e essa é uma ótima oportunidade de entrar nesse mundo.

***

Falando em bureaus, você sabe que a Mundo Didático agora também é um bureau? Nós prestamos serviços para editoras, apoiando diferentes produções editoriais de materiais didáticos e universitários. Se você quiser trabalhar com a gente, acesse o link e preencha o formulário da nossa rede de colaboradores!

 

LINKEDIN

Siga as editoras no Linkedin e monitore as vagas publicadas. Você pode ativar um alerta na própria plataforma, que envia uma notificação quando a empresa publica uma nova vaga. Participe ativamente dessa rede social: atualize o seu perfil comunicando o objetivo de trabalhar com didáticos, exponha as suas ideias, faça conexões e converse com as pessoas. Consulte os créditos dos materiais didáticos que você considera interessantes e siga os editores que fazem parte da obra.  

 

VAGAS

Pode não parecer, mas sites de vagas ainda funcionam! Editoras de médio e grande porte costumam abrir processo seletivo e divulgar suas vagas nesses sites, portanto cadastre o seu currículo e acompanhe os cargos que você tem interesse. Existem também perfis em redes sociais que compilam vagas de diferentes sites que podem facilitar a sua busca.

 

CURSOS

Estudar e participar de cursos com profissionais do mercado editorial de didáticos é a melhor maneira de conhecer pessoas que fazem parte deste mundo e que podem ser uma ponte para você chegar lá. Busque cursos livres, de graduação, extensão ou pós-graduação e participe ativamente das aulas. Mostre seu interesse para os professores e converse com os colegas, fale sobre sua vontade de trabalhar com didáticos. Alguém sempre conhece alguém que conhece alguém que pode te ajudar. Algumas instituições de ensino que oferecem cursos voltados para didáticos são:

LabPub 

Universidade do livro

Instituto Singularidades

Casa Educação

 

Além dessas instituições, a Mundo Didático também tem o intuito de promover cursos e oficinas com foco em práticas editoriais de materiais didáticos. Por enquanto, temos disponível a gravação da Masterclass: Introdução ao Mundo dos Didáticos, que ocorreu em julho de 2022. Ainda esse ano, lançaremos novos cursos, fique de olho!

 

PALESTRAS, CONGRESSOS, WORKSHOPS

Outra forma de se manter atualizado e fazer contatos é participar de encontros, palestras, congressos, simpósios, fóruns e workshops da área. O mundo dos didáticos está crescendo muito, principalmente quando falamos em conteúdo digital e acessível para pessoas com diferentes tipos de deficiência. Ao participar desses eventos, você adquire conhecimento e conhece outras formas de trabalhar com didáticos. As possibilidades são inúmeras e esses eventos podem mostrar novos caminhos para você. E mais uma vez: converse com as pessoas, faça perguntas aos palestrantes e comunique que está buscando uma oportunidade de trabalho. Além de congressos de educação que acontecem regionalmente, ministrados por Universidades Federais, há o Bett Brasil, um evento educacional de grande importância para o setor, e o Fórum de Editoração da USP voltado para práticas e mercado editorial.

 

GRUPOS

Utilize as redes sociais e a internet ao seu favor e busque grupos de WhatsApp, Telegram e Facebook para profissionais de texto. Nem sempre as vagas que surgem são para trabalhar com didáticos, mas toda experiência com texto é válida e isso pode melhorar o seu currículo. Além disso, esses grupos são uma ótima oportunidade de conhecer pessoas, interagir e comunicar que você está procurando trabalho nessa área.

 

COMUNICAÇÃO

Fale para as pessoas que você está buscando uma oportunidade para trabalhar no mercado editorial de didáticos! Muita gente tem receio de dizer que está em busca de trabalho ou que quer ingressar nessa carreira por vergonha ou medo do que os outros vão pensar. Lembre-se que o julgamento dos outros não é problema seu e que sempre vai existir alguém que conhece alguém que talvez conheça alguém que pode ajudar! Então comunique-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados