As diferenças entre preparação e revisão

Muita gente confunde o papel dos profissionais de preparação, revisão e revisão técnica. Apesar de apresentarem pontos de atenção em comum, eles têm responsabilidades específicas e atuam em etapas diferentes do processo editorial.

Elaboramos este quadro comparativo para mostrar os pontos de atenção mais frequentes de cada um desses profissionais.

O preparador atua com a revisão de originais, normalmente em Word. Esses originais podem ser transformados em materiais impressos, diagramados em PDF, ou em materiais digitais, programados em diversos formatos, como infográficos animados, galerias de imagem, vídeos, áudios, sites, jogos etc. Ao preparador, cabe buscar problemas linguísticos, que também são vistos pelo revisor durante as provas. Além disso, ele normalmente é o único responsável por identificar questões problemáticas nas etapas de revisão. Outra responsabilidade do preparador é a busca por inconsistências de informações e problemas conceituais, que também são objetivos do revisor técnico ao final da produção do material didático. Esses últimos pontos de atenção no trabalho de preparação indicam uma grande responsabilidade desse profissional, pois a não identificação desses problemas pode acarretar retrabalho nas etapas seguintes, às vezes com alteração de grandes porções do conteúdo.

Já o revisor atua nas provas do material (também chamadas de P1, P2, P3 etc.). Ele compartilha da função do preparador de identificar problemas linguísticos, mas cotejo (conferir se tudo o que estava no original entrou na prova da forma pedida), batida de emendas (verificar se as alterações solicitadas na prova anterior foram realizadas corretamente) e problemas de formatação, em provas diagramadas, e de funcionamento, em materiais digitais, são responsabilidades exclusivas do revisor.

Por fim, o revisor técnico também atua nas provas do material, mas em uma etapa diferente do revisor, chamada revisão técnica, leitura crítica ou leitura de controle e qualidade (LCQ), que costuma ser realizada entre a P2 e a P3. Para exercer essa função, é necessário ter formação e/ou conhecimento técnico na disciplina, pois esse profissional precisa levantar erros e inconsistências conceituais. Também é função do revisor técnico conferir o volume completo de uma vez para verificar as remissões a outras partes do livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados