Os profissionais do editorial de didáticos

Pode não parecer, mas o processo de produção de um material didático é complexo e envolve muitas pessoas. Somente na parte de texto, temos diferentes profissionais trabalhando no conteúdo, cada um com suas particularidades, isso sem contar os designers, programadores, editores de vídeo, entre muitos outros que entram em cena para dar vida (e cara) ao conteúdo! 

Vem com a gente conhecer com mais detalhes cada um deles!

 

PROFISSIONAIS DE TEXTO

 

Edição

O profissional de edição é o responsável pela produção do material. O editor geralmente participa da definição do conceito da obra, das etapas necessárias e do cronograma do projeto. Acompanha todas as etapas do processo, sempre validando as alterações pedidas e feitas. Esse profissional tem uma visão global do projeto e precisa prestar atenção tanto no conteúdo em si quanto nas implicações que ele terá ao ser publicado.

 

Elaboração

O elaborador ou autor é quem escreve o material didático – que pode ser um livro, um objeto digital, um jogo, um material complementar, uma avaliação etc. Dependendo do contrato firmado entre a editora e o elaborador, esse profissional recebe do editor de texto todas as diretrizes para a elaboração do conteúdo: características, objetivos, formato, segmento, temática, limitações, entre outros.

 

Tradução

Nem sempre faz parte da produção de um material didático, mas esse profissional tem o importante papel de transpor para o idioma escolhido o conteúdo de vídeos, legendas, textos autênticos, orientações pedagógicas, plataformas, entre outros. Atua bastante com didáticos de língua estrangeira, como inglês e espanhol.

 

Preparação

Também conhecida como copidesque, a preparação de texto é a primeira leitura pela qual o conteúdo irá passar depois do editor, ainda no formato original em Word. Além de fazer a revisão linguística, o preparador padroniza o arquivo, aplica estilos e verifica questões conceituais. Por exemplo: se o enunciado faz sentido, se as respostas estão corretas, se a proposta está adequada ao segmento etc.

 

Revisão

O profissional de revisão pode receber o material ainda no original, para fazer a revisão linguística, ou no formato de prova diagramada ou programada. Na primeira prova, o revisor é responsável por fazer o cotejo com o original, além de mais uma revisão linguística, para garantir que nada de texto foi alterado no caminho. Nas provas seguintes, normalmente faz apenas batida de emendas, mas isso vai depender da decisão do editor. Se o material for interativo, o revisor pode também ser responsável pela homologação e teste de qualidade, para ver se tudo está funcionando como deveria.

 

Leitura crítica

Também é conhecida como revisão técnica ou de qualidade. O leitor crítico realiza uma leitura em provas finais para assegurar a qualidade do material. Em um livro didático impresso, por exemplo, irá apontar erros conceituais, verificar se as remissões ao longo do livro estão corretas, se as orientações para o professor estão batendo com as atividades, se todos os apêndices e conteúdos mencionados realmente estão presentes e se o material está coerente pedagogicamente.

 

OUTROS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DE DIDÁTICOS

 

Design

Da criação do projeto gráfico à diagramação de um livro, o designer está presente em todas as etapas da produção visual de um material didático.

 

Edição de vídeo

Este profissional transforma um roteiro em formato de texto em um vídeo, planejando como ele será feito e o que será necessário para deixá-lo dinâmico e atrativo, podendo utilizar apresentadores, motion, ilustrações e uma infinidade de possibilidades.

 

Iconografia

É responsável por escolher as imagens – fotos, vetores e ilustrações – usadas em um material didático. Esse departamento também cuida da parte burocrática do uso de imagens, como contrato com bancos de imagens pagos e questões de direito autoral.

 

Ilustração

As ilustrações são muito usadas nos livros didáticos, principalmente para o Ensino Infantil e Fundamental Anos Iniciais. Mas o trabalho do ilustrador vai muito além do livro, já que ele pode estar presente na criação de jogos, conteúdos digitais diversos e animações.

 

Programação

Ela está em tudo! De um portal educacional até um jogo interativo, o programador tem papel fundamental na produção de materiais didáticos digitais. Hoje em dia, é muito comum a utilização de plataformas digitais para o ensino, e isso precisa de programação.

 

Direitos Autorais

Todo conteúdo original autêntico presente em um material didático precisa passar pela avaliação do DA. Isso é necessário pois não podemos vincular uma obra intelectual autoral a um produto comercial sem a autorização do seu autor.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados