Não é segredo que a pontualidade é uma característica muito importante para quem busca atuar no mercado de didáticos. O processo editorial é composto por várias etapas que demandam diferentes profissionais trabalhando em sincronia. Para que tudo corra bem, todos precisam fazer a sua parte no prazo combinado. Se isso não acontece, é como uma bola de neve: no final do processo, aquele pequeno atraso pode virar um problema de enormes proporções, envolvendo até outros departamentos.
Para que isso não aconteça com você, compartilhamos algumas dicas para colocar em prática na sua atuação profissional. Temos certeza de que com elas você vai aprender a se organizar melhor e entregar um trabalho de qualidade e dentro do prazo.
#1 Agenda
Use uma agenda para anotar todos os seus compromissos, tanto profissionais quanto pessoais. Assim, você consegue visualizar melhor tudo o que precisa fazer na semana e quanto tempo tem livre para novos trabalhos.
#2 Análise
Antes de aceitar um novo trabalho, analise com calma a proposta, os arquivos e o prazo. Depois, veja se terá o tempo livre necessário para realizar o trabalho a tempo. Não aceite algo sem essa certeza, é atraso na certa!
# 3 Antecedência
Não deixe para começar o trabalho próximo da entrega, pois ele pode estar mais difícil do que você previu. Prefira começar assim que receber os arquivos ou, se o prazo for longo, organize-se para fazer um pouco por dia.
#4 Manual
Não esqueça de reservar um tempo para estudar os materiais de referência enviados antes de começar o trabalho, pois eles precisam ser lidos com muita calma, e alguns podem ser bem extensos.
#5 Novidade
Se você recebeu um trabalho novo e está inseguro quanto ao prazo, reserve o máximo de tempo que puder para se dedicar a ele. Assim, você consegue dar total atenção a ele e quem sabe até terminar antes do esperado.