4 tipos de materiais feitos pelo elaborador

Quando falamos em elaboração de materiais didáticos, muitas vezes ficamos presos à ideia de que o elaborador nesse mercado só trabalha escrevendo obras didáticas. No entanto, esse é apenas um tipo de material que precisa ser elaborado e um dos mais complexos!

A boa notícia é que o livro didático é acompanhado por uma série de materiais que também precisam ser elaborados, aumentando muito o campo de atuação desse profissional. Aqui, você vai conhecer diversos exemplos de materiais, organizados em quatro categorias, que são encomendados para elaboradores pelas editoras. Esses materiais podem ser tanto atividades para reforçar o conteúdo aprendido no livro, quanto projetos de letramento digital, sequências didáticas, almanaques, entre muitos outros.

O universo dos materiais didáticos é enorme, e você pode aproveitar essa diversidade para encontrar o tipo de trabalho que mais combina com o seu perfil!

 

LIVRO DIDÁTICO

O primeiro tipo de conteúdo que pensamos quando o assunto é elaboração de materiais didáticos é ele: o livro didático! Ele pode ser autoral, se for escrito por um ou mais autores que definem a linha pedagógica e participam de todas as decisões referentes à coleção e aos outros materiais que farão parte dela, ou uma obra coletiva, quando é escrito por elaboradores que vão seguir todas as diretrizes definidas pela editora.

 

AGREGADOS

Algumas coleções são acompanhadas por encartes, almanaques, cadernos de atividades, histórias em quadrinhos, projetos socioemocionais, entre tantos outros. Todos esses materiais que vêm junto com o livro didático são chamados de agregados e variam muito conforme o ano de ensino e a proposta pedagógica da obra. Elaboradores também são contratados para criar o original de cada material seguindo as orientações da editora.

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Todo livro didático vem acompanhado de um Manual do Professor, que também é escrito por um elaborador. No entanto, além do MP, muitas vezes a editora também solicita a elaboração de sequências didáticas, avaliações, projetos extracurriculares e interdisciplinares, conteúdos de formação e capacitação, entre outros materiais de apoio ao professor, para garantir que ele tenha tudo o que precisa para planejar suas aulas.

 

MATERIAIS DIGITAIS

Cada editora organiza a sua oferta digital de uma maneira, então as encomendas também variam de acordo com a necessidade de cada uma delas. Mas é muito comum a contratação de elaboradores para a criação de atividades interativas, banco de questões, jogos, projetos de letramento digital, projetos relacionados à cultura maker, infográficos interativos, GIFs, galerias multimídia, roteiros de vídeos, podcasts etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados